Concerto de inauguração. Nosso Barco Tambor Terra
O concerto de abertura tem um caráter celebrativo, configurando-se num cortejo que começa dentro do museu, seguindo pela rampa para culminar na Praça do Carvão. Foi olhando para o rio Tejo que Ernesto Neto teve a assustadora visão das caravelas que rumavam, das entranhas da Europa, em direção ao Brasil, transformando a vida na terra para sempre, que de alguma forma reaparecem, sublimadas, na conceção de Nosso Barco Tambor Terra, cujas formas orgânicas e dinâmicas sugerem a forma de um barco, de uma floresta, de um peixe, entre outras reminiscências universais e até cósmicas, como é usual na prática do artista. O grande cortejo festivo que sobe do interior da Terra e que desce até à beira do Rio sintetizará, com a sua diversidade e riqueza de ritmos e batidas, a pluralidade e a crioulização (no sentido que lhe foi dado por Édouard Glissant) que estão no cerne da obra e da visão de mundo de Ernesto Neto.
Conceção: Ernesto Neto e Tânia Lopes
Comitiva musical
Brasil: Ricardo Cotrim, Rodrigo Scofield, Carlos Henrique da Silva Vicente (Mangueirinha)
Percussão Africana: André Soares
Percussão do Norte de África: Ricardo Passos
Percussão Indiana: Francisco Cabral
Percussão Portuguesa: Paulo Charneca
Percussão Chinesa / Japonesa: Ryoko Imai
Trombonista: Iris Ceuleans
FINKA PÉ
Tambores Casa Pia de Lisboa
Bué Tol
Bang Bang Percussões
Ernesto Neto
A performance será composta por mais de 60 músicos.
Tânia Lopes | Perc. Portugal: Nascida em Lisboa em 1982, iniciou a sua experiência musical aos 14 anos na área da Percussão Tradicional Portuguesa, através da Orquestra Toca Rufar. Em 1999 iniciou sua formação como instrumentista, tendo como professores Gueladjo Sané, Roderick Jackson, Conny Kadia, Éden Moreira, André Gonzalo e Osvaldo Pegudo. A sua formação académica musical passou também pela Academia de Amadores de Música, terminando na Escola Villas Boas – Hot Club de Portugal com o 4º ano do Curso Integral de Percussão Afro-Cubana e 2º ano em Jazz Bateria. Em 1998 iniciou o seu trabalho musical em paralelo na área do ensino como professora de percussão tradicional portuguesa em orquestra e acompanhamento de gaitas de foles. Tem desenvolvido a sua experiência profissional em diferentes formações, tais como: Gaitafolia (2002), Dazkarieh (2002), Tucanas (2006), Transatlantistas com Afonso Pais (2009), Luiz e a Lata (2009), Farra Fanfarra (2009), acompanhando uma banda no programa “Voz de Portugal” da RTP1 e no programa “Sábado à Luta” da SIC.
Gueladjo Sane | Perc. Guiné Bissau: Nascido na Guiné Bissau, a música esteve desde muito cedo presente na sua vida, fazendo parte da sua família há muitas gerações. Filho de pai Djidiu (músico tradicional), cresceu a sentir de perto os sons e a tradição do seu povo. Em 1980 concorre ao lugar de solista principal do Ballet Nacional da Guiné Bissau e durante 15 anos levou a música e a dança tradicional do seu país aos quatro cantos do Mundo. Em paralelo participa também noutros projetos musicais de artistas guineenses, realizando concertos na Guiné Bissau e Europa. Em 1997 emigra para Portugal iniciando o seu percurso como artista e professor de percussão tradicional africana de norte a sul de Portugal. Colabora Pontualmente com grupos de teatro e trabalha de um forma muito regular com projetos sociais do concelho de Oeiras, através da sua ligação, já de longa data, com a Associação Cultural e Juvenil Batoto Yeto Portugal .
Ricardo Passos | Perc. Norte de África: Ricardo Passos nasceu no Porto (Portugal). Há vinte anos que viaja pelo mundo guiado pelo interesse na música e cultura de diferentes lugares da Ásia, África, América e Europa. Estudou guitarra clássica e piano no Conservatório do Porto, tap dance e jazz na Escola de Jazz do Porto. Viajou para estudar música até Marrocos, Egito, Istambul, Irão, Índia e China, e no Brasil licenciou-se na Universidade do Estado de Minas Gerais em Música com Habilitação em Educação Musical, aprendeu latin drum e percussões afrocubanas com o mestre cubano Santiago Rhéyter e percussão afrobrasileira com Bill Lucas Atuou em Portugal, Espanha, França, Marrocos, México, Turquia, Irã, China, India, Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Colombia. Explora com profundidade a improvisação e espontaneidade misturando elementos da cultura oriental como as ragas da India com a polifonia da cultura ocidental.
Ustad Fazel Sapand | Perc. India: Nasceu em 1990, na provincia de Herat, no Afeganistão. A sua formação passou pela escola Kamaladen Behzad (Herat), musica clássica Indiana ( Kabul), Curso de Tablas ( Herat), atualmente frequenta o mestrado em etnomusicologia na FCSH. É professor de música e língua e literatura persa ( Dari) e fundador da Honarestan-e-Tarana Music Academy, primeiro centro académico de educação musical em Herat, a única instituição educacional de música no Afeganistão que aplica taxas gratuitas e descontos para jovens e adolescentes de escolas com menores possibilidades económicas, atualmente na lista negra dos Talibãs. Músico diversas vezes premiados por investigação em música. Em 2012, realizou o seu primeiro Workshop de música moderna com a MORCHAHA Music Band liderada por Masoud Hassanzadeh em Herat, e em 2019, em colaboração com a Associação Nowandishan-e-Jawan, realizou um oficina de música moderna para mulheres
Osvaldo Pegudo | Perc. América Latina: Músico percussionista cubano que reside em Portugal. Atualmente é um dos músicos de referência na sua área, repartindo a sua atividade por diversos campos artísticos e pelo ensino, sendo endorser da marca de instrumentos de percussão MEINL e professor na Escola do “Hot Club de Jazz” e na Academia Danças do Mundo, ambas em Lisboa. É diplomado em percussão pela Escuela de Superación Professional Ignácio Cervantes (Havana), na qual foi professor. Efetuou várias tournées: França, Inglaterra, Itália, Mónaco, Espanha, País Basco, México, Cabo Verde. Em Portugal, trabalhou com a “Orquestra Lisboa Latina” e lidera dois grupos – “Ache” e “Grupo Afrocubano IKIRI ADDA” – e diversos grupos de música cubana. Participa em concertos com músicos de expressão portuguesa, é formador de músicos amadores e profissionais e professores de dança, participando em diversos congressos e seminários e desloca-se regularmente a outros países como professor e assessor de grupos de música afro-cubana.