Skip to main content
Tadashi Kawamata. Over Flow
Tadashi Kawamata. Over Flow
Tadashi Kawamata. Over Flow

Over Flow de Tadashi Kawamata focou-se em questões em torno do turismo e da ecologia globais. Uma instalação imersiva na Galeria Oval do MAAT envolvia o visitante levando-o a experienciar uma paisagem marítima na sequência de uma catástrofe ecológica imaginária em que os detritos transportados pelos oceanos engoliram a civilização.

Tadashi Kawamata (n. 1953) desenvolveu este projeto ao longo de um ano de pesquisa e trabalho de campo em Portugal, culminando num workshop com artistas e arquitetos orientado pelo coletivo arquitetónico Os Espacialistas. A instalação integrou resíduos de plástico e barcos abandonados, recolhidos na costa portuguesa durante as campanhas de limpeza de praias (com o importante contributo de voluntários da Brigada do Mar, de associações da Câmara Municipal de Almada e do Porto da Nazaré). Estes elementos compunham uma forma escultórica que sugeria os elementos poluentes agregados pelos movimentos perpétuos dos oceanos, bem como os efeitos do turismo global e o seu consumo dramático de recursos naturais.

 

Parceiros: Brigada do Mar, Câmara Municipal de Almada, Universidade Lusíada de Lisboa, BoCA – Biennial of Contemporary Arts

Apoios: Câmara Municipal de Grândola, Câmara Municipal de Oeiras
Logoplaste, Porto da Nazaré / Docapesca — Portos e Lotas, S.A

Agradecimentos: Agrupamento 929 – Escuteiros Marítimos de Belém / Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português; NecSport; Ocean Alive

Mecenas da exposição: A.T. Kearney

MAAT Gallery
MAAT Gallery
Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.