Adriana Proganó, Andreia Santana, Bruno Zhu, Maria Trabulo, René Tavares e Rita Ferreira são os artistas finalistas do Prémio Novos Artistas Fundação EDP.
Mais de 700 candidaturas foram analisadas por um júri de seleção que, nesta 14ª edição, foi composto por Luís Silva, Luísa Santos e Sara Antónia Matos, que são também responsáveis pela curadoria da exposição. O júri constatou “o enorme mérito e a capacidade de trabalho dos artistas em Portugal.” Apesar da idade não ser critério de elegibilidade, na seleção final “colocou-se o foco numa geração de artistas com menos de 40 anos que se está a afirmar, pela qualidade conceptual e formal, na produção artística nacional e internacional. Ainda que trabalhando a partir de pressupostos formais, materiais e narrativos muito diferentes, a pesquisa dos nomeados
O Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2022 foi atribuído a Adriana Proganó. O júri, constituído por Amanda Carneiro, Luisa Cunha, Marcio Doctors, Ana Rito, Miguel Coutinho e Vera Pinto Pereira, reconhece que o trabalho de Adriana Proganó se destaca pela ousadia, ao produzir algo de inédito dentro da sua própria trajetória em diálogo com os temas e as linguagens a que se tem dedicado. O júri destaca ainda a singularidade desta proposta, que aliando ironia e humor à critica institucional, apresenta um olhar renovado da prática da pintura e do seu prolongamento no campo do objeto.O júri distinguiu a participação de Bruno Zhu com uma menção honrosa.
Instituído em 2000, o Prémio Novos Artistas Fundação EDP é reconhecido como um dos mais significativos no panorama artístico nacional, tendo distinguido desde a primeira edição os artistas Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos, Mariana Silva, Claire de Santa Coloma e Diana Policarpo. Ao longo de duas décadas de história, com dimensão pública crescente, o Prémio Novos Artistas contou com a participação de dezenas de artistas, mapeando a trajetória de sucessivas gerações do universo artístico nacional.
Com o apoio: