Os novos talentos e as novas propostas artísticas continuam a ser uma forte aposta da Fundação EDP, e a 12.ª edição do Prémio traduziu a vontade de continuar a apoiar e a dar visibilidade à arte contemporânea nacional. O Prémio Novos Artistas Fundação EDP foi constituído em 2000 e desde então já distinguiu nomes como Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos ou Mariana Silva.
A premiação destes artistas e a oportunidade de exporem numa instituição e de trabalharem, muitos deles pela primeira vez, de forma profissional e orientada por um curador, tem-se revelado fundamental para o início ou reforço de significativas e notáveis carreiras nacionais e internacionais.
Ana Cardoso, Bernardo Correia, João Gabriel, Ana Guedes, Igor Jesus e Claire de Santa Coloma foram os artistas que integraram a exposição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2017. Os seis artistas foram selecionados a partir de um conjunto de mais de 600 candidatos por Ana Anacleto, Filipa Oliveira e João Silvério, também curadores da exposição. Nesta, os finalistas apresentaram obras inéditas.
O vencedor desta edição, escolhido por um júri internacional durante o decorrer da exposição, foi Claire de Santa Coloma (n. 1983).