Skip to main content
Category
Exposições
Earth Bits — Sentir o Planeta
Subtitle/Oneliner
Instalação e design interativo: Dotdotdot
Small Description
Curadores: Beatrice Leanza, Nuno Ferreira de Carvalho, Rita Marques, Camila Maissune, Amir Halabi e Bárbara Borges de Campos
dotdotdot
dotdotdot

Earth Bits – Sentir o Planeta é uma instalação baseada em dados que foi encomendada ao estúdio de investigação e design interativo Dotdotdot. A exposição descodifica as complexidades da ciência climática, medindo a pegada de carbono provocada pelos humanos através de conteúdos gráficos e digitais, vídeos de animação e uma estação interativa.
 

Esta obra inédita foi desenvolvida com o apoio científico da Agência Espacial Europeia (ESA), da Agência International de Energia (IEA) e da EDP (Energias de Portugal) Inovação. As quatro partes da instalação demonstram a forma como o fluxo mundano das emissões humanas está ligado de forma vital aos biossistemas dos recursos terrestres, e apresentam as causas e os efeitos da rápida destruição que delas resulta.
 

Estes quatro momentos representam uma viagem gradual através de conjuntos interligados de fenómenos, escalas e perceções. Começando por contextualizar o tema com uma visualização de dados sobre a evolução dos padrões de consumo de eletricidade em Portugal ao longo do biénio 2019–2020, a instalação abre com um mural gráfico de 12 metros de comprimento que ilustra de forma meticulosa os mecanismos de recolha e extração que alimentam quase todas as nossas ações ao longo de 24 horas.
 

Num ambiente audiovisual e imersivo separado, surgem duas componentes em interação. A primeira é o “misturador de CO2” — uma consola interativa para múltiplos utilizadores com uma interface gráfica animada, concebida para identificar o impacto ambiental das ações humanas individuais, medidas através da sua pegada de carbono. Ao inserir valores individuais, i.e., escolhas, nos controladores em categorias como Nutrição, Mobilidade e Habitação, o interface animado calcula e apresenta os seus efeitos acumulados em diferentes escalas territoriais; permite também consultar e comparar dados qualitativos e quantitativos acerca do impacto negativo das práticas industriais e das tendências consumistas, e ainda calcular os efeitos em relação às previsões de aquecimento formuladas por diferentes políticas e cenários de ação a nível mundial. Um programa de sonorização de dados concebido para a instalação estabelece ligações entre a consola e uma paisagem musical que espelha os graus mensurados de impacto negativo ou positivo. A segunda é um vídeo compilado com dados recolhidos através do Copernicus, da ESA, um programa de “sentinelas” que analisam e monitorizam a Terra. Através de imagens e dados de satélite originais, esta posição cosmológica estratégica oferece uma perspetiva e explicação da correlação histórica entre o aumento da emissão antrópica de gases com efeito de estufa (GEE) e fenómenos que destroem o ambiente, como cheias, secas e incêndios.

 

Earth Bits é um projeto em dois anos, e a segunda fase será lançada em março de 2022 com conteúdos adicionais e atualizados. Este projeto é viabilizado por uma parceria continuada com a Novo Verde e a ERP (European Recycling Platform) Portugal.

 

Este projeto inaugura o maat Explorations, um enquadramento programático lançado em 2021 que inclui uma série contínua de exposições e de projetos públicos e educativos que mergulham na temática multifacetada da transformação ambiental a partir de várias perspetivas académicas e experimentais.
 

Para mais pormenores sobre programas públicos relevantes e para mais informações sobre a série de projetos desenvolvidos pelo recém-criado maat Climate Collective, visite a secção In Time deste site e a nossa plataforma digital, maat ext. 

 

A segunda parte deste projeto, Naturezas Visuais: A Política e a Cultura do Ambientalismo nos Séculos XX e XXI, abre ao público em março de 2022.

 

Créditos:
Direção artística: Beatrice Leanza
Pesquisa e curadoria: Beatrice Leanza, Nuno Ferreira de Carvalho, Rita Marques, Camila Maissune, Amir Halabi, Bárbara Borges de Campos
Instalação e design interativo: Dotdotdot (Alessandro Masserdotti, Laura Dellamotta, Fabrizio Pignoloni, Sara Maniscalco, Federica Mandelli, Ambhika Samsen, Daniele Ciminieri, Nicola Ariutti, Giuseppe Cirillo, Tiziano Berti, Martina Merigo)
Parceiros: Novo Verde, ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos
Patrocinadores: Agência Internacional de Energia
Com o apoio científico de: Agência Espacial Europeia, EDP Inovação (Alexandre Gouveia, André Botelho, António Vidigal, Christina Lock, Hugo Albuquerque, Luís Manuel, Mário Guerreiro, Nuno Rodrigues, Pedro Miguel Ferreira, Pedro Tavares Ferreira), EDP Sustentabilidade – Ambiente e Clima (Ana Júlia Pinto, Pedro Paes, Sara Goulartt), EDP Distribuição (Anderson Soares, António Amorim, Hugo Craveiro, Isabel Fonseca, Samuel Pinto)



 

MAAT Gallery
MAAT Gallery
Tickets
Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.