Skip to main content
Artists’ Film International 2017. Colaboração
Artists’ Film International 2017, Colaboração
Artists’ Film International 2017, Colaboração

O MAAT integrou em 2017, pelo segundo ano consecutivo, o Artists’ Film International, um programa dedicado à exibição de vídeos, filmes e animações realizados por artistas de várias zonas do mundo. Iniciada pela Whitechapel Gallery (Londres), a rede reúne várias instituições que todos os anos selecionam uma obra de um artista de relevo no seu país, partilhando-a com as restantes entidades parceiras. O conjunto dos trabalhos é depois exibido em cada instituição sob um tema comum, permitindo assim mapear a produção artística contemporânea no campo da imagem em movimento.

Em diálogo com a maquinaria industrial da Sala das Caldeiras, a exposição reuniu um conjunto de filmes em torno do conceito de “colaboração”. Para além de obras que resultam de colaborações entre artistas e outros criadores, foram exibidos filmes que testemunham a renovada atualidade e potencial de experiências colaborativas num momento de erosão das estruturas sociais, políticas e económicas.

Iniciado em 2008 pela Whitechapel Gallery (Londres), o Artists’ Film International é uma parceria global. Todos os anos, cada instituição escolhe um trabalho de um artista proeminente no seu país, partilhando-o com as restantes entidades. O conjunto dos trabalhos é depois exibido nos países das instituições participantes, apresentando lado a lado artistas com práticas profundamente enraizadas nos seus contextos individuais.

MAAT Central
MAAT Central
Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.