Skip to main content
Artist's Film International 2016. Arte e Tecnologia
Artist's Film International 2016 - Arte e Tecnologia
Artist's Film International 2016 - Arte e Tecnologia

Ocupando o espaço muito peculiar da Sala das Caldeiras da Central e assinalando a adesão do MAAT à rede Artists’ Film International, esta exposição é o resultado de um processo curatorial criterioso que ditou a escolha de nove obras (a partir de um conjunto de dezasseis). Realizados por Eva & Franco Mattes, Igor Bošnjak, Igor Jesus, Karin Sander, Mateusz Sadowski, Rachel Maclean, Rohini Devasher, Institute for New Feeling e Tor Jørgen van Eijk, os diferentes trabalhos focam a complexa relação entre arte e tecnologia — o tema desta edição do Artists’ Film International. Nestas obras os artistas usam a tecnologia como um campo vasto de experimentação, mas esta é também o ponto de partida para uma reflexão crítico-epistemológica sobre os avanços ocorridos neste domínio e a sua relação com a arte contemporânea.

O espectador confronta-se com uma pluralidade de problemáticas, linguagens e realidades locais relacionadas com o tema da exposição; experiências que interrogam (e interrogam-se sobre) a humanização da tecnologia pela arte e a estreita relação entre arte e vida nas perspetivas da ciência e da tecnologia. É justamente no cruzamento entre arte, ciência e tecnologia que reside a dialética entre o antigo e o novo, o passado e o presente, a continuidade e a rutura. Não é por acaso que o local escolhido para esta exposição é a Sala das Caldeiras. O visitante é convidado a percorrer o espaço e a descobrir as obras, instaladas entre o aparato da maquinaria industrial das décadas de 1940 e 50, no contexto de um percurso museológico dedicado à produção de energia elétrica.

Iniciado em 2008 pela Whitechapel Gallery (Londres), o Artists’ Film International é uma parceria global que reúne aproximadamente 16 instituições. Todos os anos, cada instituição escolhe um trabalho de um artista proeminente no seu país, partilhando-o com as restantes entidades. O conjunto dos trabalhos é depois exibido nos países das instituições participantes, apresentando lado a lado artistas com práticas profundamente enraizadas nos seus contextos individuais.

MAAT Central
MAAT Central
Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.