Skip to main content
André Príncipe. Elefante
André Príncipe, Elefante
André Príncipe, Elefante

André Príncipe apresentou no MAAT Elefante, a sua primeira exposição individual em contexto institucional, na cidade de Lisboa. O artista prosseguiu a sua investigação em torno das possibilidades do meio fotográfico enquanto mecanismo de perceção, apreensão e construção do real, reunindo um conjunto de obras fotográficas inéditas e uma instalação vídeo especificamente concebida para o contexto da exposição.

Trabalhando a partir do seu arquivo fotográfico, André Príncipe (n. 1976) seleciona e edita as imagens procurando estabelecer ligações e relações dialéticas, mais ou menos harmoniosas, na direção da procura de um sentido que raramente é narrativo.

Num processo que assume uma aproximação à linguagem do cinema, o artista evoca a condição documental da fotografia, sem esquecer simultaneamente a sua inevitável condição ficcional. Reitera um interesse pela tradição das disciplinas artísticas, nomeadamente pela pintura enquanto modelo de representação, e reafirma a sua atenção às temáticas da vida e da morte, do espaço e do tempo, da permanência e da efemeridade, da poesia e da política, da ascensão e da queda.
 

MAAT Central
MAAT Central
Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.