Skip to main content
Ana Guedes. On Recurrences: 7º Volume. Edição nº 13 007/1448. 30’07’’
Ana Guedes. On Recurrences: 7º Volume. Edição nº 13 007/1448. 30’07’’
Ana Guedes. On Recurrences: 7º Volume. Edição nº 13 007/1448. 30’07’’

A prática de Ana Guedes conjuga som, instalação e performance, interligando temporalidades e narrativas históricas e autobiográficas. Na sua primeira exposição individual em Berlim, a artista apresenta On recurrences: 7º Volume. Edição nº 13 007/1448. 30’07’’, um trabalho desenvolvido no âmbito da residência artística que realizou durante um ano na prestigiada Van Eyck Academie, em Maastricht, na Holanda, e que explora crónicas de êxodo e privação associadas à sua história familiar e ao passado colonial português.

Nesta obra, Ana Guedes (n. 1981) cria um intrigante mecanismo de reverberação e ampliação de som composto por gira-discos sincronizados, uma estrutura modular de ressonância, favos de abelha, e pelo próprio espaço expositivo, tornando-o parte integrante da sua instalação sonora. O trabalho parte de uma coleção de discos de vinil das décadas de 1960, 70 e 80 e de livros de orientação marxista que a artista herdou do seu pai e que mapeiam a sua história familiar entre Angola, Portugal e Canadá. Sondar e digerir estes fragmentos de história e memória surge como forma de refletir sobre as ramificações pessoais, sociais e naturais de estruturas de poder instituídas.

Ana Guedes foi uma das artistas finalistas do prémio Novos Artistas Fundação EDP 2017, tendo recebido uma Menção Honrosa pelo trabalho que apresentou.

MAAT Central
MAAT Central
Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.