Skip to main content
Category
Eventos
REPENSAR O STATUS QUO: UM MUNDO SEM PLÁSTICO
Image
maat plástico conversa plastic
Image
maat plástico conversa plastic
Terminou
20/07/2023 - 20/07/2023
Text

Repensar o Status Quo: Um Mundo sem Plástico

Começando com uma visita guiada à estimulante exposição Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo, a curadora Anniina Koivu conduzirá um debate cativante com Constança Entrudo e Luisa Kahlfeldt, defensoras da sustentabilidade, sobre a situação atual e as responsabilidades dos diferentes intervenientes na construção de um futuro sustentável.

Anniina Koivu, curadora de renome e especialista em design sustentável, partilhará as suas ideias sobre a exposição, destacando as obras que estimulam a reflexão, incentivando os visitantes a repensar a sua relação com o plástico. Constança Entrudo, uma designer de moda visionária conhecida pela sua criação de tecidos sustentáveis, discutirá as suas abordagens inovadoras no desafio aos processos tradicionais de fabrico de têxteis, propondo soluções alternativas aos materiais à base de plástico. Luisa Kahlfeldt, uma designer industrial premiada e criadora da Sumo - uma fralda de bebé sustentável que utiliza têxteis inovadores à base de madeira – explorará a forma como o pensamento de design pode contribuir para reduzir os resíduos de plástico e criar produtos sustentáveis.

Anniina Koivu é copywriter, curadora, consultora e professora de design, a viver entre Milão e Lausanne. Trabalha em diversos setores, da curadoria à direção de arte, desenvolvimento de produto e projetos editoriais e de investigação. Entre os seus clientes estão a Kvadrat, Artia 2016, Iittala, HDW, Vitra, Phi Foundation e Shorefast Foundation. Nesta, detém a posição de diretora de design da coleção Smaller House Furniture para os Fogo Island Workshops, no Canadá. Em 2018, cofundou U-Joints, um projeto de investigação e exposições que observa as ligações entre arquitetura e design. U-Joints – A taxonomy of connections foi publicado em 2022. Parte integrante da equipa de curadoria Supersalone para o Milano Salone del Mobile 2021, Koivu desenvolveu “The Lost Graduation Show”, uma grande retrospetiva sobre projetos de graduação de todo o mundo. Escreveu e editou inúmeras publicações, incluindo a monografia Ronan and Erwan Bouroullec: Works (Phaidon, 2011) e Vico Magistretti: Stories of Objects (ECAL/Trieste, 2020). Em 2021, fundou a marca de knitwear Koivu. É diretora de Master Theory na ECAL/Universidade de Artes e Design de Lausanne, Suíça.

Constança Entrudo licenciou-se em Design Têxtil na Central Saint Martins. Trabalhou como designer para a Balmain, Peter Pilotto e Marques'Almeida. Com sede e fabrico em Portugal, o estúdio de design e a assinatura principal da marca transcendem as tendências. Constança propõe roupas e tecidos artesanais únicos, imbuídos de uma atitude destemidamente fluida, reinventando clássicos e com detalhes inesperados, incorporando juventude com modernidade. Ao criar tecidos sustentáveis que desafiam os processos habituais de produção têxtil, Constança Entrudo cria com absoluta liberdade a partir de estruturas de design pré-existentes, usando métodos de tentativa e erro para chegar às tecnologias de tecido exclusivas da marca. Realizou o seu primeiro desfile em 2019 na Lisboa Fashion Week e rapidamente ganhou notoriedade pelos seus tecidos desconstruídos que resultam de um processo que envolve fios de poliéster reciclado ligados. Conhecida por combinar tecidos sustentáveis feitos à mão e estampados gráficos arrojados, Constança atraiu a atenção de nomes como Suzy Menkes, que citou os seus tecidos como “alta qualidade de trabalho manual” na British Vogue e em muitos outros artigos na imprensa. Em pouco mais de quatro anos, Constança Entrudo apresentou as suas coleções nas Semanas de Moda de Londres, Paris e Lisboa. 

Luisa Kahlfeldt é uma designer industrial galardoada e consultora criativa que vive em Berlim, na Alemanha. É a fundadora da Sumo Baby, uma start-up criativa especializada em produtos de cuidados para bebés preparados para o futuro, que elevam os rituais diários e são amigos do ambiente. Antes de lançar a Sumo Baby, Luisa trabalhou como designer industrial e criadora de produtos para a Barber Osgerby em Londres e para a Konstantin Grcic Design em Berlim. Licenciou-se na Central Staint Martins e completou o seu mestrado na ECAL em Lausanne, Suíça. O seu trabalho foi premiado com um Red Dot Design Award, o Swiss James Dyson Award e o German Sustainability Award.

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.