Procissão: Louvar e Santificar acontece em parceria com o Manicómio, uma estrutura de criação artística, com galeria e estúdio de arte com artistas residentes que experienciaram ou experienciam doença mental, num espaço de cowork aberto ao público desde 2018 no Beato, Lisboa. A exposição reúne obras de Anabela Soares, Cláudia R. Sampaio, Filipe Cerqueira, Joana Ramalho, Micaela Fikoff e Pedro Ventura.
“Procissão” é uma viagem exploratória à complexidade e pela dignidade humana, social e artística. Uma celebração da loucura, tratada não como um estigma mas enquanto caminho de "iluminação" e aceitação. Neste calvário artístico, a doença mental não é vista como um peso, mas como um ponto de partida para o reconhecimento e a legitimação.
A ação do espectador participante é igualmente transformadora, ao embarcar num corpo cerimonioso simbolizando a jornada do "Povo Louco" – comunidade unida pela fé na loucura como uma forma de "salvação" e revelação. Uma prece em torno da "bendita loucura" e cada obra artística oferecida como sacrifício para uma visão única e profundamente pessoal da mente, da alma e da experiência humanas.
"Procissão" é um ritual de louvor e santificação também daqueles que a vivenciam, abençoando-os.
Visitas orientadas
Todos os dias, com exceção das terças-feiras: 18.00
Sábados e domingos: 11.00
[Visitas gratuitas mediante apresentação de bilhete de entrada no museu.]
Fotografia: Bruno Lopes
Fotografia: Bruno Lopes
Fotografia: Bruno Lopes
Fotografia: Bruno Lopes
Fotografia: Bruno Lopes