Performing the exhibition #1
Uma exposição é também um espaço performativo. Onde pode acontecer um improvável encontro performativo entre as obras e os visitantes, os espectadores-atores.
Neste programa, Performing the Exhbition, serão convidados ao longo do período da exposição vários performers, para dar corpo e voz às múltiplas histórias que este edifício, estas obras e todo o projeto expositivo contêm.
Nesta exposição-instalação, que comporta uma relação íntima entre as artes visuais e as artes performativas, através de um flirt contínuo com a ação performática exigida ao visitante e através da dimensão cenográfica / teatral da sua montagem, a primeira ação performática vai desenvolver-se nos vários espaços do edifício que se relacionam com o desenho expositivo e com as obras presentes.
Uma retrospetiva de trabalhos artísticos e histórias que não tem de ser cronológica, mas que promove livres associações de ideias e onde se dialoga com os elementos fundamentais do teatro: o tempo, o espaço, o ator, o texto e o seu som, o ritual e o espectador, o ator e a sua ausência, o tempo da vida e da morte, o espectador-visitante-ator da exposição pensado como comunidade.
A primeira apresentação está a cargo de Ana Brandão e Ricardo Vaz Trindade.