Skip to main content
Category
Eventos
A OBRA DE LUISA CUNHA E A VOZ DO FEMININO
Image
maat conversa Luisa Cunha arte contemporânea
Image
maat conversa Luisa Cunha arte contemporânea
Terminou
08/07/2023 - 08/07/2023
Text

A Obra de Luisa Cunha e a Voz do Feminino
Conversa com Luisa Cunha, Joshua Decter, Colectivo FACA e Isabel Carlos (moderação)

Mesa-redonda que coloca em diálogo o trabalho de Luisa Cunha e o livro Luisa Cunha. Obras / Works 1992–2022, desenvolvido para ser lançado na inauguração da exposição Hello! Are You There?, com questões subjacentes à arte contemporânea, à transdisciplinaridade, à palavra e à linguagem, em articulação com temas relacionados com a construção da identidade e a desconstrução da sexualidade feminina.

Formado em 2019, o Colectivo FACA, que tem como núcleo duro Andreia Coutinho e Maribel Mendes Sobreira, é um projeto de curadoria e cidadania ativa que questiona as narrativas da cultura visual.
“Pensamos acerca das temáticas do feminismo, colonialismo, racismo, LGBTQI+ e não-normatividade em geral em espaços museológicos. Todas estas questões têm a mesma raiz, um preconceito em relação àquilo que não é igual a nós, fazendo-nos sentir ameaçados, ramificando-se em temas considerados marginais. É urgente recontar a História porque a narrativa predominante não coincide com as narrativas individuais e colectivas, que sempre foram desconsideradas. Tendo em conta que estas ideias estão a ser desenvolvidas internacionalmente, trazemos as discussões para o debate cultural português contando com público especializado e não especializado. Não apagando a História, cruzamos as diversas narrativas, puxando as margens para o centro do debate.” – Colectivo Faca

Joshua Decter é escritor, curador e historiador de arte. Os seus livros incluem Art Is a Problem: Selected Criticism, Essays, Interviews and Curatorial Projects (1986-2012) (JRP Ringier, 2014), e Exhibition as Social Intervention (Afterall Books, 2014). Entre outros periódicos, Decter contribuiu para Artforum, Art Review, Mousse Magazine, Texte zur Kunst, e é autor de numerosos ensaios de catálogos de exposições internacionais desde a década de 1980. Os seus ensaios recentes incluem "Politics Burned a Hole Through My Heart", em What About Activism? (Sternberg Press, 2019), e "Thinking About How to Think Again", de 2020 (Kunsthalle Vienna, online). Decter foi curador de exposições no MoMA PS1 (Nova Iorque), no Museum of Contemporary Art Chicago, no Center for Curatorial Studies / Hessel Museum of Art Bard College, na Kunsthalle Wien (Viena), entre outros. Desde a década de 1990, Decter leciona na Universidade de Artes Aplicadas (Viena), na Escola de Artes Visuais (Nova Iorque), na Universidade do Sul da Califórnia (Los Angeles), entre muitas outras.

Luisa Cunha nasceu em 1949 em Lisboa, cidade onde vive e trabalha atualmente. Licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, concluiu em 1994 o Curso Avançado de Escultura no Ar.Co – Centro de Arte & Comunicação Visual, Lisboa. Herdeira das experiências de desmaterialização da arte internacional da década de 1970, Luisa Cunha expõe desde 1993 em instituições como o Museu de Serralves, Porto, a Culturgest, Lisboa, e o QuARTel – Galeria Municipal de Arte, Abrantes, entre outras. Em 2021, foi vencedora da edição de 2021 do Grande Prémio Fundação EDP Arte e, em 2022, foi-lhe atribuído o Prémio AICA/MC/Millenium BCP de Artes Visuais.

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.