O Céu É o Limite
Quando a arte e a ciência entram no espaço criptográfico
Por ocasião de Celeste, um projeto que Solimán López apresentará no maat em outubro, o artista participa num debate com Michael Benson* (artista, escritor e cineasta), com moderação de Pauline Foessel (curadora, fundadora e presidente executiva da Artpool). Numa conversa híbrida, os dois profissionais criativos revelam como é trabalhar na intersecção da arte e da ciência, e discutem como a tecnologia de NFT (tokens não fungíveis) está a impulsionar a criatividade artística.
Nota: Michael Benson estará presente online.
Solimán López (nascido em Espanha, em 1981) é um artista contemporâneo especializado em arte, ciência, sociologia e tecnologia. Fundador do Harddiskmuseum, da criptomoeda biológica OLEA e diretor de Inovação da ESAT. A sua prática artística inclui trabalho com inteligência artificial, biotecnologia e ADN, eletrónica, interatividade e 3D. O seu trabalho tem sido exposto internacionalmente em eventos, centros de arte e museus, incluindo OI Futuro - Bienal de Arte Digital no Brasil, ZKM Karlsruhe (Alemanha), o Chronus Art Center (Shanghai), Centre Pompidou (França), Hermitage Saint Petersburg (Rússia), Art Centre Nabi-ISEA19 (Coreia do Sul), Ars Santa Monica (Espanha), Biennale Nemo Paris (França), Nuit Blanche Paris (França), CAC Málaga (Espanha), CCCC Valencia (Espanha), CAB Burgos (Espanha), CEART Fuenlabrada (Espanha), Es Baluard Mallorca (Espanha), Cigarreras Alicante (Espanha), IVAM Valencia (Espanha), MACBA Buenos Aires, Parque Explora Medellín (Colômbia), Museo Exploratorio Bogotá (Colômbia), Festival CODAME (Los Angeles), Bienal de Arte Digital Ucraniana, Sonar Plus, entre outros.
O trabalho de Michael Benson centra-se na interseção da arte e da ciência. Artista, escritor e cineasta, na última década apresentou uma série de mostras em grande escala de fotografia de paisagens planetárias digitalmente reconstruídas nos principais museus internacionais. O seu último livro, Space Odyssey: Stanley Kubrick, Arthur C. Clarke, e The Making of a Masterpiece, foi publicado em Abril de 2018 por Simon & Schuster no 50º aniversário do lançamento de 2001: Odisseia no Espaço. Benson tem contribuído para muitas publicações, incluindo The New Yorker, The New York Times, The Washington Post, The Atlantic, e Rolling Stone. Trabalha atualmente com tecnologias SEM (microscópios eletrónicos de varrimento) em escalas de sub-milímetros para um projeto intitulado Nanocosmos, que está a realizar no Museu Canadiano da Natureza em Ottawa. Michael Benson é membro do New York Institute of the Humanities, advogado do Instituto Weizmann for Curiosity, e professor convidado no MIT Media Lab.
Pauline Foessel é a curadora e empresária por detrás da Artpool, cujo extenso trabalho como diretora em instituições de arte, galerias e estúdios moldou a sua compreensão da arte paisagem a nível mundial. Anteriormente conhecida como Art Curator Grid, Artpool é a primeira plataforma NFT dirigida por curadores. Alimentada por uma rede global de profissionais de arte para promover a missão ligar artistas, organizações de arte e colecionadores. Artpool simplifica a angariação de fundos através da tecnologia de blockchain aliada a uma experiência de utilização lúdica e inclusiva.
Além de moldar o espaço da tecnologia de arte, o trabalho de Foessel como codiretora na Galeria Underdogs e a sua anterior direção do estúdio Vhils de Alexandre Farto colocou Lisboa no mapa global da arte pública contemporânea, promovendo ao mesmo tempo a geração de artistas urbanos.