O MAAT desenvolve um programa integrado de ações criativas destinado à população portadora de deficiência e/ou doença mental. Partindo das exposições patentes, estas ações criativas exploram o espaço museológico e a vertente oficinal, como intuito de gerar respostas pessoais e criar espaços de diálogo, experimentação e partilha, na esperança de que a terapêutica seja conquistada em conjunto e sentida por cada um.
Visita temática de arquitetura: Espaços Acessíveis
Visita sobre a arquitetura do MAAT Gallery, pensada para desafiar o espectador a entender a arquitetura enquanto diálogo da forma, função, espaço e matéria. Pretende-se sensibilizar e dar a conhecer através do som e do tato, os espaços do museu, os seus materiais e as suas maquetes, de modo a que o participante compreenda a complexidade do projeto museológico que está para além do visível.
Com: José Santos
Público: pessoas normovisuais e cegas ou com baixa visão
Duração: 90 minutos
Por marcação: visitar.maat@edp.pt
Visitas com audiodescrição
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite ao visitante cego ou de baixa visão o acesso às exposições patentes no museu. Recorrendo a aspetos visuais, a visita assenta numa tradução intersemiótica (a tradução de um signo visual para um signo verbal), em que se pretende uma orientação mediada o mais fiel e neutra possível.
Durante a visita recorre-se a objetos mediadores como impressões em alto-relevo, o tateamento de obras (quando possível) e outros objetos tácteis.
Com: José Santos, Susana Anágua
Público: pessoas cegas ou com baixa visão
Por marcação: visitar.maat@edp.pt