A exposição Luz em toda a parte toma como título uma frase recolhida no material de promoção editado entre os anos 20 e os anos 50 do século XX por uma das empresas que historicamente precederam a EDP.
O Centro de Documentação da Fundação EDP é depositário fiel desse vasto espólio (maquetas gráficas, folhas volantes, folhetos impressos ou cartazes, entre outros suportes) de carácter ao mesmo tempo publicitário e didático. Apresentá-lo ao público é dar a ver um momento importante da sociedade portuguesa: o período em que a eletrificação doméstica se difundiu nas cidades e que, em razão disso, as empresas necessitaram de atrair mais consumidores. Isto foi feito através da exaltação das vantagens da nova fonte de energia e iluminação e da divulgação das modalidades de uma utilização e consumo racionais. Mas há mais camadas subjacentes aos textos e desenhos que aqui são mostrados: há o reforço da divisão social do trabalho (separando claramente os papéis de cada classe, nomeadamente a nível doméstico) e da hierarquização de géneros (reservando aos homens os papéis ativos e intelectuais, como a leitura e o trabalho fora de casa, e às mulheres a execução ou orientação das tarefas domésticas, como a cozinha ou a costura).
Há ainda a realçar a apropriação de soluções de design já desenvolvidas no estrangeiro em sociedades fortemente industrializadas e urbanizadas (como nos EUA ou em França), onde o consumo estava muito mais desenvolvido e campanhas similares já tinham tido lugar. É assim que, através de contratos de aquisição de direitos, ilustrações e slogans são integral ou parcialmente adaptados, sendo o exemplo mais notável o da mascote Faísca (com origem nos EUA, sob o nome de Reddy Kilowatt ou Ready Kilowatt). Esta ocupará uma parte importante da narrativa das referidaspublicações e que, tendo-se tornado um ícone global que perdurou no tempo, merecerá um estudo mais aprofundado.
Alguns equipamentos ligados à transformação, distribuição e consumo de energia existentes na Coleção de Património Energético Fundação EDP são também apresentados, como complemento.