Todas as imagens são transferências por Pedro Gomes
“Alguns dos meus desenhos são acumulações de imagens a traço de grafite que resultam no uso de folhas de papel químico grafitado. Enquanto nos desenhos a folha branca dá lugar a um campo saturado de traços, nos papéis químicos acontece o inverso. Folhas de negro profundo vão sendo marcadas por subtrações de linhas claras, onde o material é retirado.” — Pedro Gomes
Uma conversa com o artista Pedro Gomes sobre o seu processo de trabalho e a exploração de outros materiais não comuns na sua prática, será o pretexto para abordar a condição das imagens no nosso tempo — “Nada é original, todas as imagens são transferências.” O artista traz para este encontro um conjunto de desenhos inéditos.
Lado B
As designações “lado A” e “lado B” referem-se aos dois lados de um disco ou de uma cassete, mas também revela algo sobre o conteúdo. O A é tipicamente o lado mais oficial, o que inclui o hit. O B é um lado mais informal e inclui muitas vezes uma faixa de bónus. Este programa do maat, desenvolvido a par da exposição The Peepshow – Artistas da Coleção de Arte Portuguesa Fundação EDP, foca-se no lado informal dos artistas, no seu lado B. Pretende-se criar espaço para que se estabeleça uma relação mais casual entre o público e o artista. Em cada sábado podemos esperar o inesperado no museu: um concerto, uma sessão de desenho com um bom vinho, uma aula de ioga sobre sonhos… será o lado B do artista a revelar-se.