Skip to main content
Category
Eventos
Holy Highway. Palestra por Gilles Delalex
Image
maat conversa
Mobile Image
maat conversa
Image Credit
Holy Highway book cover © Caryatide & Studio Muoto
Terminou
02/02/2024 - 02/02/2024
Text

No âmbito do encerramento da exposição POWERPOINT, o MAAT recebe o arquiteto Gilles Delalex, diretor do atelier parisiense Studio Muoto. Pela primeira vez em Portugal, Gilles Delalex apresenta Holy Highway: uma coleção de textos, projetos e imagens do atelier de arquitetura parisiense sobre o tema da autoestrada, o espaço público mais radical alguma vez imaginado, mas também o mais dividido e criticado hoje em dia, questionando a nossa relação com a modernidade.

A autoestrada como uma obsessão, capaz de iluminar o inconsciente de uma prática arquitetónica. Esta poderia ser a descrição sucinta deste livro, que reúne textos inéditos ou já publicados do Studio Muoto sobre este tema intrigante. Esta eclética coleção de textos - excertos de artigos ou conferências, notas, descrições de projetos - é complementada por um verdadeiro álbum fotográfico produzido pelos arquitetos que desenharam o pavilhão francês na 18ª Bienal de Arquitetura de Veneza, 2023. Estas imagens, tiradas durante as suas viagens e os seus numerosos projetos, ilustram tanto as suas obsessões como as deambulações do seu pensamento. Holy Highway reflete o princípio da viagem exploratória como fundamento de uma sensibilidade arquitetónica.

Idioma: inglês

 

 

Gilles Delalex, arquiteto francês, estudou em Grenoble e Montreal. Tem um mestrado em urbanismo e um doutoramento em arte pela Universidade Alvar Aalto, em Helsínquia. É professor na Escola de Arquitetura de Paris-Malaquais, onde dirige o departamento de Teoria, História, Projeto. Lecionou na Ecole des Ponts et Chaussées de 2004 a 2008. É investigador no Laboratoire Liat, desde 1998.

 

O Studio Muoto é um gabinete de arquitetura sediado em Paris desde 2003, fundado por Gilles Delalex e Yves Moreau. As suas atividades abrangem os domínios da gestão de projetos, investigação e do ensino. Os projetos de Muoto caracterizam-se frequentemente por estruturas mínimas que permitem combinar uma multiplicidade de formas diferentes de atividades e responder a questões económicas e estéticas. Muoto apela a uma arquitetura primitiva, simultaneamente frugal e generosa, que possa evoluir ao longo do tempo.

https://www.studiomuoto.com/

 

Eduardo Corales é arquiteto graduado com distinção pela Universidade Católica do Chile em 2009. Fundador de CAMPO Arquitectura.

As suas investigações têm particular foco nos impactos territoriais do Antropoceno, incluindo levantamentos de infraestruturas hidroelétricas, processos extrativos, mudanças do território e particularmente no estudo da manifestação física da energia na sua totalidade.

Foi membro do Conselho de Monumentos Nacionais do Chile, como responsável pelas intervenções em zonas protegidas e monumentos históricos. Após este período de formação, iniciou a sua prática profissional independente, sendo convidado a dar conferências no Goëthe Institut de Santiago do Chile, no Mestrado em Património Cultural da Universidade Católica do Chile e posteriormente na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL), Universidade de Évora e recentemente na Faculdade de Arquitectura do ISCTE.

Desde 2014, trabalhou num grande espectro de projetos de arquitetura, incluindo pesquisas territoriais, prática arquitetónica, prototipagem de mobiliário, projetos curatoriais e colaboração com instituições culturais no Chile e em Portugal. Atualmente é candidato a doutor no programa do ISCTE em Lisboa com o projeto “Powerpoint: infraestrutura hidroelétrica em Portugal e o território como projeto”.

Com o atelier CAMPO Arquitectura, tem explorado um leque aberto de projetos de arquitetura, incluindo projetos de habitação, infraestruturas e concursos públicos. Lidera a incubadora internacional de design de mobiliário MOB Projects, uma plataforma para o desenvolvimento de projetos no âmbito do design de mobiliário entre arquitetos e artistas contemporâneos.

Em 2019, o atelier que dirige ganhou o concurso internacional para cocurar o Programa de Conferências 2020-2022 CAMPO COMUM, um programa de conferências de três anos para a Trienal de Arquitectura de Lisboa e Garagem Sul do Centro Cultural de Belém.

É coordenador da área de Parcerias Internacionais na Trienal de Arquitectura de Lisboa e consultor independente de arquitetura na revista Electra da Fundação EDP. Vive e trabalha em Lisboa.

 

Parceria: ISCTE

 

 

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.