Skip to main content
HERVÉ COHEN: LIFE UNDERGROUND
Image
hervé cohen
Image
hervé cohen
Terminou
10/12/2020 - 12/12/2020
Text

Conversa com Hervé Cohen e Luísa Santos 

O artista premidado Hervé Cohen conversa com a curadora Luísa Santos sobre novas formas de contar histórias através de filmes documentais. Tendo como ponto de partida, Life Underground, um projeto transmédia com um documentário interativo online e uma instalação imersiva, o artista francês convida 5 participantes para um diálogo direto na plataforma Zoom, onde os participantes terão um papel ativo na escolha das histórias e dos temas a percorrer.

Dia 10 de Dezembro pelas 18h30 (GMT + 0) assista à conversa através do Facebook do maat (não é necessária inscrição) ou se quiser participar num diálogo direto com o artista e escolher as narrativas a explorar no projeto Life Underground, inscreva-se em visitar.maat@edp.pt

Hervé Cohen é um realizador e diretor de fotografia premiado que atravessou o mundo para registar histórias fascinantes: da Amazónia, onde filmou uma peça poética sobre o meio ambiente; às zonas rurais da China, onde acompanhou o trabalho de três projecionistas de cinema ambulantes; passando pelo Senegal, onde captou a cerimónia de iniciação de um jovem diola; por todo o território dos Estados Unidos, onde filmou um road movie de uma família durante as primárias democráticas; pelo Benim, na África Ocidental, onde acompanhou a vida de uma rapariga de 7 anos ao longo de 12 anos de percurso escolar, para a série da PBS Time for School; e, claro, Paris (de onde é natural), onde filmou uma história pessoal sobre o exílio de judeus argelinos. Realizou também duas longas-metragens em São Francisco e no Haiti. Uma delas, Ayiti Mon Amour, foi candidata a Melhor Filme Estrangeiro nos Óscares de 2018.

Luísa Santos é Doutorada em Culture Studies pela Humboldt & Viadrina School of Governance, em Berlim, e Mestre em Curating Contemporary Art pela Royal College of Art, em Londre. É curadora independente e, desde 2019, Investigadora Auxiliar em Estudos de Cultura vertente de Estudos Artísticos na Universidade Católica Portuguesa. Entre 2016 e 2019 foi Professora Auxiliar, com uma Gulbenkian Professorship, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. É research fellow da The European School of Governance (EUSG), em Berlim, desde 2019. Em 2013 foi investigadora na Konstfack, em Estocolmo. Investigadora do CECC, é atualmente Diretora do projeto 4Cs: from Conflict to Conviviality through Creativity and Culture. É membro do conselho editorial das revistas Estúdio, Gama, Croma e do Yearbook of Moving Image Studies (YoMIS - Research Group Moving Image Kiel), Büchner-Verlag. Colaboradora científica no projecto Arts-based participatory research approach: Potential for exploring Asian-Canadian youth identities through an intersectionality lens, coordenado pela York University. As suas principais áreas de investigação são arte contemporânea e sistemas sociais. É autora de várias publicações sobre arte e sociedade.

Life Underground 
Criado por Hervé Cohen 

Nomeado para um Prémio IDA (Melhor Série de Curtas)
Por baixo da superfície, estamos todos ligados.

Este projeto convida os espectadores a fazer uma viagem através dos metros do mundo e das histórias pessoais dos seus passageiros. Filmado até agora em mais de 18 cidades espalhadas pelo mundo, Life Underground toma o pulso a estes ambientes vibrantes e aos milhares de pessoas que por eles passam todos os dias. Ao documentar os passageiros e as suas histórias de amor, de sonhos, de família, de migração, e muito mais, Life Underground lembra-nos que por baixo da superfície estamos todos ligados. Este projeto foi desenvolvido como documentário interativo online e como instalação imersiva destinada a museus e espaços públicos. A instalação foi inaugurada no metro de Los Angeles,

Apresentada no festival South by Southwest, e no Museu Nacional de Singapura. Selecionado para diversos festivais internacionais, Life Underground ganhou Melhor Documentário no Rio WebFest, Brasil, e no Melbourne WebFest, na Austrália; recebeu o Prémio de Prata para o Melhor Documentário no Videoshare Festival de La Baule, em França; e foi nomeado para um Prémio da Associação Internacional do Documentário na categoria de Melhor Série de Curtas-Metragens.

A música é um elemento importante do projeto Life Underground. Brian Rodvien colaborou no projeto criando composições musicais feitas a partir de sons de estação de metro que foram gravadas durante as filmagens. Da mesma maneira que Life Underground revela a beleza dos metropolitanos do mundo, também oferece a possibilidade de ouvir música de sons das estações subterrâneas, com melodias e ritmos contruídos a partir do barulho das rodas nos carris, de anúncios em línguas diferentes, de bipes, de ruídos de composições de metro a acelerar, etc.

Elenco e Créditos do Projeto:
Criador e Realizador: Hervé Cohen
Produtor: Laurence Milon
Compositor: Brian Rodvien
Artista Colaborador e Produtor da Instalação: Tonian Irving
Produtora: Maria Júdice (Indigo Impact)
Designer do Projeto Online: Jérôme Pidoux
Programador: Benjamin Grillet:
Diretor de fotografia e Editor: Hervé Cohen
Editores: Yeelen Cohen e Bertrand Sart
Coordenação da Tradução: Corinne Vernizeau
Correção de Cor: Romain Pierrat
Mistura de Som: Jean-Marc Schick

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.