Skip to main content
ESSA PALAVRA PRESA NA GARGANTA #2
Image
essapalavrapresanagarganta
Image
essapalavrapresanagarganta
Terminou
04/11/2020 - 09/11/2020
Text

Essa palavra presa na garganta
Filmes de artistas contemporâneos brasileiros

O programa Essa palavra presa na garganta, que reúne no maat alguns dos mais consagrados artistas brasileiros contemporâneos, retira o seu título do verso de uma canção escrita e originalmente interpretada pelos compositores brasileiros Chico Buarque e Gilberto Gil, em 1973. “Cálice” é apenas uma das centenas de canções que foram censuradas durante a ditadura militar instaurada no seguimento do golpe civil-militar de 1964 contra o presidente João Goulart. Durante mais de duas décadas de ditadura no Brasil (1964 – 1985), milhares de pessoas — na sua grande maioria intelectuais, artistas, jornalistas, políticos e estudantes — foram perseguidas, torturadas e forçadas ao exílio. Curiosamente, esse período coincidiu com uma produção cultural e artística particularmente fértil no país, marcada por inúmeros movimentos de denúncia e resistência. 

A 1 de janeiro de 2019, Jair Bolsonaro, candidato da extrema-direita à presidência do Brasil, assumiu o poder e formou o governo com mais oficiais militares a ocupar cargos nos ministérios desde o conturbado período da ditadura. E essa presença dos militares no Executivo e na Administração Pública, aliada ao uso abusivo e arbitrário da violência e a disseminação de discursos de ódio e intolerância, tem originado inúmeros protestos e manifestações sem precedentes na história do país.  

Mais do que promover um debate profundo e alargado sobre o autoritarismo no século XXI e as chamadas democracias autoritárias — sejam elas de direita ou de esquerda — que, um pouco por todo o mundo, têm vindo a constituir uma ameaça crescente às liberdades fundamentais e à democracia, este ciclo de filmes, integrado no programa maat Mode 2020, apresenta-se como uma reflexão sobre o valor e importância da liberdade: de expressão, de pensamento, de criação artística, sexual, religiosa, etc. É sobre “essa palavra presa na garganta” — a liberdade de dizer o que se pensa — que estes filmes se debruçam. A liberdade é um direito universal e o museu é a sua casa.

Artistas
Cinthia Marcelle & Tiago Mata Machado, Eder Santos, Letícia Parente, Marilá Dardot, Marcellvs L., Paulo Nazareth, Rivane Neuenschwander, Sara Ramo, Tamar Guimarães, Thiago Rocha Pitta, entre outros
 

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.