Escrita específica do local
Um workshop de escrita criativa com Joana Rafael
As cidades e partes de cidades são desenvolvidas, moldadas e transformadas com a ajuda da cultura e da consciência coletiva e, principalmente, compreendidas ou lembradas por imagens capazes de transmitir uma identidade única: um certo estilo, prática ou significado. O que acontece quando o pensamento e a práxis de narrar uma situação e a especificidade de um local entram nas formas fotográficas, literárias e de escrita? Como é que a escrita se pode envolver materialmente com a análise de lugares e ser capaz de reconfigurar as relações entre teorias, poéticas e práticas espaciais? E transportar ou dar sentido a um legado coletivo?
Esta oficina de escrita propõe-se explorar técnicas narrativas e re-imaginar um elemento da pesquisa artística de Nuno Cera. A lista de elementos pode incluir a cidade de Sines e/ou a Sala do Cinzeiro 8 da Central Tejo que acomoda a exposição, elementos fotografados ou o meio fotográfico, mas também os plintos, o ecrã de projeção, a folha de sala e o catálogo, entre outros. O objetivo é enfatizar ideias ou práticas-chave que definem o elemento escolhido e os espaços que ele habita, ao mesmo tempo que se discutem formas de comunicar com públicos diferentes, por meio do storytelling e da narrativa. O workshop desenvolve as qualidades espaciais da escrita com base em estilos de escrita, métodos de investigação e de análise da interação entre factos materiais e contextuais, colocando ideias e objetos em diálogo e propondo respostas ficcionais para locais específicos.
Realiza-se uma sessão de orientação e apresentação do tema aos participantes na sala de exposições e num seminário em movimento. Durante este workshop, as pessoas que participam recebem contribuições sobre as principais teorias urbanas e assistem à apresentação de técnicas e meios que poderão ser usados para narrar as suas histórias e reflexões conceituais.
Programa
10.00–10.15: Receção
10.15–10.45: Introdução
10.45–11.45: Visita à exposição "Luzes Distantes" com o autor, Nuno Cera
12.00–13.00: Seminário em movimento
13.00–14.00: Pausa
14.00–15.00: Masterclass
14.00–16.00: Oficina de escrita
16:00–17:00: Discussão
Joana Rafael é arquiteta, investigadora e escritora. Possui doutoramento em Visual Cultures e um mestrado em Research Architecture (ambos da Goldsmiths, University of London); e completou o Programa de Pós-Graduação Metropolis (da Universidade Politécnica da Catalunha e Centro de Cultura Contemporânea, Barcelona). O seu trabalho abrange os limites disciplinares da teoria e prática arquitetónica, (questões de) ecologia, cultura material e digital, ciências sociais e estudos de tecnologia. Joana usa a escrita como uma ferramenta de aprendizagem.