Skip to main content
Category
Exposições
Rui Calçada Bastos. Walking Distance
Small Description
Curator: João Pinharanda
Rui Calçada Bastos, Walking Distance
Rui Calçada Bastos, Walking Distance

Rui Calçada Bastos regista obsessivamente o seu percurso no mundo e esta exposição é composta por fragmentos desse registo. O artista fotografa e filma artefactos abandonados, pequenas cenas banais onde o local se torna global, pormenores de construções ou cenários mais abertos, mas sempre fragmentários. Recolhe também peças do seu quotidiano urbano, que passam a desempenhar papéis escultóricos e que ele recompõe, por vezes, segundo lógicas de instalação. A sua abordagem é a de um predador visual e não de um mero voyeur — ele rouba, não se limita a observar; junta partes inesperadas da realidade, não se limita a reuni-las.

 

Mas há uma rutura que coloca cada uma das banais imagens que Rui Calçada Bastos (n. 1971) nos oferece noutro nível de compreensão – é a questão autobiográfica. O artista está no cento de todos os trabalhos: o que nos dá a ver é o que o seu olhar subjetivo seleciona e enquadra. O artista vê e move-se no espaço desse (seu) mundo por paixão, por impulsos amorosos; são eles que o conduzem a territórios de mistério e ao inesperado. Seguindo e criando o seu próprio Love Map o conhecimento de si é procurado no conhecimento do Outro. O território do Outro, do diferente, é sempre estranho – é essa mesma estranheza que o atrai e repele segundo ritmos impossíveis de estabelecer mas determinados pelo insaciável desejo de o circunscrever e conquistar.

MAAT Central
MAAT Central
Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.