Souvenirs of places never visited
O que será que nos faz sentir como parte de um determinado lugar? O sentimento de pertença a um lugar ou a uma comunidade, por vezes reduzido a conceitos como “nacionalidade”, e a influência da identidade coletiva na formação da identidade individual são fenómenos amplamente estudados, por exemplo, no âmbito da Antropologia, Psicologia ou Sociologia. Poderão estes fenómenos ser estudados também à luz da arte ou do design?
Este workshop concentra-se no reconhecimento do poder de símbolos visuais e do branding de espaços por meio do objeto souvenir.
O souvenir é há muito reconhecido como um símbolo de um lugar e de uma cultura, mas será que as estratégias usadas na criação artificiosa de identidade de um lugar e de uma comunidade existentes poderão ser usadas para criar uma identidade coletiva de lugares imaginários, nunca antes visitados ou inabitados?
Inspirado pelo documentário da BBC de 2005, How to Start Your Own Country, este workshop convida pessoas de diferentes faixas etárias, profissões e nacionalidades a criar o seu próprio país e a materializar a sua identidade num souvenir.
Este exercício especulativo abordará questões de história mundial, inclusão social, identidade territorial e coletiva enquanto os seus participantes criam um souvenir que documente e cristalize estas questões, possivelmente refletindo experiências pessoais e coletivas.