Projeção Direta por Tomás Colaço
O Primeiro Desenho do Mundo
A Leda e o Cisne
O Cerco em volta da Cidade
Qual seria a origem do desenho? Qual afinal o desejo que lhe estaria por detrás? Há uma história que leva a que seja uma mulher a fazê-lo. Plínio, creio. Butade, ela e ele não sei. mas também: desapareceu.
A velha ideia da mulher dona de casa e do homem viajante, da mulher cuidadora e do homem muito mais distraído.
O desenho surge aqui como uma necessidade de fixar um instante, mas também de reter um viajante ou de apreender um fugitivo.
A mulher que traça a silhueta do seu amante antes de o ver desaparecer na natureza para uma missão qualquer indefinida.
A ver isto deparamo-nos com a mulher como agente da acção e o homem como modelo do desenho.
A frustração da bidimensionalidade do desenho. A tentativa de reprodução de uma imagem 3D (o barro sobre o contorno do amante de Butade) O nascimento do baixo relevo, um meio entre dois universos.
E depois há Narciso....” — Tomás Colaço
Sessão prática de “projeção directa” em que se liga o corpo ao gesto do desenho. O participante é convidado para um exercício de desenho em torno das ideias de figura/fundo, contorno/interior, efabulação e simplicidade e das histórias e da ideia romântica do “primeiro desenho". A sobriedade dos meios estará em diálogo com a possível exuberância do produto final.