DISPARIDADE DE GÉNERO
Disparidade de género: à procura de mulheres designers gráficas na Ibéria (Portugal e Espanha)
Conversa com Maria Angels Fortea e Isabel Duarte
A história do design tem o mesmo problema. Em Portugal, nos últimos anos, foram publicadas 28 monografias de designers, mas apenas um desses livros é sobre uma mulher. Há uma enorme lacuna na representação das mulheres na atual literatura de Design em Portugal; mas não só como temas, o cânone é também esmagadoramente propagado por homens. Desde educadores a chefes, clientes, editores, editores, curadores e oradores, sendo que os livros e as exposições são inevitavelmente elaborados a partir de um número limitado de arquivos de colecionadores. O mesmo acontece em Espanha. Assim, embora seja necessário restabelecer o equilíbrio do cânone através da identificação de mulheres designers, tal não é suficiente. É também fundamental compreender como, e por quem, a história é construída.
Maria Angels Fortea é investigadora e professora com interesse no design e género e na representação das mulheres na prática e na história do design. Em 2018, seguindo a luta de Anna Calvera pela visibilidade das mulheres designers gráficas, Maria Angels Fortea e Teresa Martínez iniciaram o projeto From a Female Designer's Perspective, com o objetivo de reconhecer o trabalho da primeira geração de mulheres designers gráficas profissionais na Catalunha (Espanha). Maria é membro do GREDITS (Grupo de Investigação em Design e Transformação Social) e professora na BAU, Faculdade de Artes e Design de Barcelona.
Isabel Duarte é designer e investigadora em doutoramento interessada nas intersecções entre feminismo e a história do design. Em 2020, Isabel iniciou Errata: uma revisão feminista à história do design gráfico português, um projeto de investigação com o objetivo de descobrir as histórias invisíveis de mulheres designers em Portugal e investigar os mecanismos da historiografia que permitiram que elas fossem esquecidas. Também publica o podcast Errata, documentando e refletindo sobre questões que as mulheres designers enfrentam em Portugal, através de conversas com pensadoras, curadoras, historiadoras e designers, sobre as suas experiências e trabalho.