Skip to main content
Submitted by marialeonor.carrilho on
Um novo projeto anual que visa apoiar a produção artística contemporânea na área da performace. Candidaturas abertas até 26 de julho 2020.

RExFORM é um novo projeto que nasce da colaboração entre o maat e a BoCA, com o intuito de promover a criação artística contemporânea, acompanhando a evolução do conceito de performance, entendida enquanto prática colaborativa com ramificações que envolvem novos conceitos de teatralidade, coreografia e medialidade.

Este novo projeto anual visa apoiar a produção de criações de jovens artistas até aos 35 anos – todos os anos, um júri internacional selecionará o projeto vencedor que beneficiará de financiamento, de um primeiro espaço de apresentação e de promoção nacional e internacional. A primeira edição, em 2020, é exclusivamente dedicada a artistas portugueses.

RExFORM propõe apoiar um artista ou coletivo, através da realização de um projeto que desafie o formato expositivo habitual, procurando alternativas físicas ou virtuais inovadoras que joguem com a porosidade
das fronteiras artísticas. Trata-se de um desafio a projetos que apontem para novas linguagens.

Com um júri composto por Beatrice Leanza (diretora executiva do maat), Catherine Wood (curadora sénier de Performance da Tate Modern), Chloé Siganos (diretora de Artes Performativas do Centre Pompidou) e John Romão (diretor artístico da BoCA) a intenção é apoiar uma escrita original de novas formas, contribuindo para o reconhecimento e visibilidade de artistas mais jovens. Através de um acompanhamento continuado desde o início, o projeto vencedor deverá incluir uma primeira fase de investigação (partilhada no plano virtual), antes de estrear no contexto institucional do maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e, numa fase posterior, beneficiar de circulação nacional no contexto da BoCA – Biennial of Contemporary Arts e de promoção internacional.

JÚRI
Beatrice Leanza
maat, Diretora Executiva

Catherine Wood
Tate Modern, Curadora Sénior de Performance

Chloé Siganos
Centre Pompidou, Diretora de Artes Performativas

John Romão
BoCA, Diretor Artístico

BOLSA
Projeto vencedor
12 000€ (incl. IVA)

CANDIDATURAS: reform.maat@edp.pt 

Uma parceria:
maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e BoCA – Biennial of Contemporary Arts

Consulte o regulamento
fuchsia
Indicates required field

wrapper

Escolha o seu idioma
Escolha as newsletters que pretende receber
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.