Notícia
Bilhetes combinados: "Banksy: Génio ou Vândalo" e "Estrelas da Pop Art"

O MAAT, Museu de Arquitetura Arte e Tecnologia apresenta bilhetes combinados, (preço especial), que incluem a visita às exposições do MAAT e da Central Tejo com as exposições Bankys: Génio ou Vândalo e Estrelas da Pop Art, patentes na Cordoaria Nacional.

No MAAT é possível visitar a obra de Xavier Veilhan, que estreia a cobertura do edifício, como espaço de exposição. Romy and the Dogs é uma instalação escultórica, que representa uma figura feminina e uma matilha de cães, figuras criadas em alumínio fundido.

Na Galeria Oval, Jesper Just apresenta Servitude Circuits que combina duas peças da produção recente do artista: Servitudes, um vídeo-instalação de 8 canais apresentado pela primeira vez em 2015, no Palais Tokyo, em Paris, e Interpassivities uma peça multimédia apresentada, agora, pela primeira vez em contexto de museu.

A Central Tejo apresenta o incontornável Prémio Novos Artistas Fundação EDP que reúne as obras de Isabel Madureira Andrade, Ana Mary Bilbao, Dealmeida Esilva, Mónica de Miranda, Henrique Pavão e Diana Policarpo, a vencedora da edição de 2019.

A Project Room e a Sala das Caldeiras são ocupadas respetivamente pelos portugueses Carla Filipe e Pedro Tudela com projetos individuais desenhados especialmente para estes dois espaços do museu. Carla Filipe apresenta Amanhã não há arte, um conjunto de trabalhos em torno das estratégias visuais e gráficas empregues pelo discurso político e Pedro Tudela ocupa a Sala das Caldeiras com Awdiˈtɔrju, uma transcrição fonética da palavra auditório, que transforma aquele espaço no palco de uma experiência imersiva.

Form and Light é uma exposição de fotografia que retrata arquitetura Bauhaus de Tel Aviv dos anos 1930, captando espírito da White City, um Património Mundial da UNESCO. É baseada na série de fotografias de Yigal Gawze fragments of a style.

Meia-noite de Mariana Caló e Francisco Queimadela apresenta o médium da noite: penumbra e luz, sombra e brilho, contorno e densidade, movimento e suspensão. Matéria e imagem. Animal, vegetal, mineral. Som, ritmo, silêncio. A forma tangível do tempo. Na Central Tejo é ainda possível ver o Circuito Central Elétrica onde confluem a memória tecnológica e as energias do futuro. 

Na Cordoaria Nacional está patente a exposição Banksy: Génio ou Vândalo que nos aproxima de um dos mais influentes criadores dos últimos anos, através de diferentes áreas temáticas e mais de 70 criações que incluem obras originais esculturas, instalações, vídeos e fotografias, exibidas pela primeira vez em Portugal. Entre as obras mais reconhecidas da exposição está a serigrafia original da série Menina com um Balão.

Também na Cordoaria Nacional, Estrelas da Pop Art traz a Portugal alguns dos mais importantes nomes do movimento nascido na década de 1950, em Inglaterra, mas cuja maturidade seria atingida na década de 1960 nos Estados Unidos da América, a Pop Art. A mostra apresenta algumas das obras mais emblemáticas dos The Fab 4: Andy Warhol, Jasper Johns, Robert Rauschenberg e Roy Lichtenstein. Podem ainda ser vistos trabalhos de alguns dos seus percursores como é o caso do grafiter Jean Michel Basquiat, do cenógrafo David Salle, do realizador Julian Schnabel, do artista visual Félix González Torres, do gráfico Keith Haring e do multipremiado escultor Jeff Koons.

 

Consulte o preço de todos os bilhetes >>