CONFERÊNCIA ARTE E SAÚDE

Conferência Internacional de Arte e Saúde
Poderá a arte ser um aliado das ciências médicas? Como podem os museus e outros agentes culturais contribuir para a saúde e o bem-estar? Como pode a criatividade contribuir para a inovação na área da saúde?
Nesta conferência internacional pretende-se partilhar e refletir analítica e criticamente sobre as práticas que se situam no cruzamento entre a arte e a medicina, numa abordagem transdisciplinar. Através do diálogo entre profissionais e investigadores de diferentes países e campos disciplinares – desde a medicina, a enfermagem e a neurociência à imagem em medicina e a microbiologia, passando pela arte, o design ou a arquitetura –, pretende-se abrir o debate sobre o presente, mas também lançar um olhar para o futuro, procurando para o efeito perceber como arte e ciência, duas áreas de conhecimento muitas vezes tidas como distintas, podem ser aliadas e contribuir para a mudança e uma melhor qualidade de vida.
Objetivos
— Promover a colaboração e o pensamento transdisciplinar;
— Cruzar e cocriar programas;
— Arte e pensamento criativo como ferramentas para a abordagem clínica e diagnósticos;
— Arte como bagagem e desenvolvimento do pensamento criativo para análise e interpretação da imagem em medicina;
— Promover a saúde e o bem-estar do doente e dos profissionais de saúde;
— Refletir e criar políticas e programas públicos integrados que contribuam para a saúde e a qualidade de vida através das artes;
— Criar redes e parcerias futuras;
— Criar alianças entre setores.
Temas
— Arte, Doença e Redução de Estigma
— Arte e Saúde Mental
— Arte e Neurociência, Imagiologia, Neurorradiologia
— Ambiente de Cura (cor, luz, cheiro, textura, arte, design, arquitetura)
— Longevidade
— Cuidados Paliativos
— Terapia pela Arte
— Políticas Públicas e Estratégias Globais
— Estudos de Caso
Conferência ecologicamente responsável.
Comité Científico: Ana Jorge (Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), Carina Freitas (Médica Psiquiatra), Elisabeth Ioannides (National Museum of Contemporary Art, Athens), Luís Jerónimo (Fundação Calouste Gulbenkian), Luís Duarte Madeira (Médico Psiquiatra), Luiza Teixeira de Freitas (Curadora e Presidente Operação Nariz Vermelho), Sandro Resende e Catarina Gomes (Manicómio), Rosário Zincke e Catarina Alvarez (Associação Alzheimer Portugal)
Programação e organização: Luís Campos, Joana Simões Henriques, João Pinharanda