Skip to main content
Title

Escolas

Materiais de apoio

Accordion block item

Materiais educativos para professores em formato digital sobre temas ligados às exposições do museu e ao currículo escolar, propondo um diálogo e acompanhamento tanto na preparação como após a visita. Com conteúdos adaptados e propostas de atividades práticas, numa abordagem interativa, estes tutoriais estão organizados por ciclos escolares e pretendem ser uma ferramenta em que se privilegia a criatividade e a resolução de problemas como formas de acesso ao conhecimento. Os tutoriais educativos permitem experimente técnicas de aprendizagem ativas e inovadoras, estimulando a criatividade e incentivando o trabalho coletivo na sala de aula. Exposição permanente: A Fábrica da Eletricidade.

Objeto de Museu
Para esta atividade foram selecionados cinco objetos relacionados da exposição permanente A Fábrica da Eletricidade. Cinco objetos que se consideraram exemplificativos das temáticas abordadas e enriquecedores para o trabalho que se pretende desenvolver com a comunidade escolar. Estes objetos, mais pequenos ou maiores, orientam o trabalho e tornam o património o alvo da reflexão, permitindo que se fique a conhecer melhor o trabalho desenvolvido no museu.

Um Dia Sem Energia
Nesta atividade o objetivo é realizar a rotina diária sem utilizar a energia elétrica. A rotina, com atividades típicas da manhã, tarde e noite, é apresentada através de conjunto de perguntas. Para cada pergunta simula-se um cenário e sugerem-se três hipóteses, mas apenas uma delas é a correta. Conceção de Raquel Eleutério, Loraine Meister, Beatriz Uva, João Bate e Tiago Serôdio. Design de M PREZ.

Programas continuados para escolas


Programas centrados nas temáticas das exposições ou outras disciplinas em articulação com temas da contemporaneidade, desenvolvidos numa abordagem de cocriação, onde os alunos participam na reflexão, conceção e implementação dos temas em foco e da estrutura do programa. 
Composto por visitas orientadas, conversas e workshops transdisciplinares de periodicidade regular, que culmina com a apresentação de um projeto, que se pode materializar num objeto, vídeo, fórum, exposição, entre outros formatos.
1.º, 2.º e 3.º Ciclos, Secundário e Universitário


Preços para grupos escolares
(até 28 pessoas/grupo)


Visitas orientadas
2€/aluno (por exposição);
Gratuito para professores.

Os professores têm entrada livre para prepararem as visitas agendadas.
Visitas por marcação. Contacte-nos por email para visitar.maat@edp.pt.

 

Oficinas 

Idades: pré-escolar – ensino universitário
Preços para grupos (máx. 28 pessoas/grupo)
3€/aluno, grátis: professores.
Todas as atividades disponíveis em inglês.
Oficinas por marcação. Contacte-nos por email para visitar.maat@edp.pt.

 

Image
visitas

Visitas guiadas: Percurso Secreto

Image
visitas

Visita Arte e Liberdade, Revolução e Memória

Image
visitas

Visita temática arte e ecologia: Partes de um Todo

Image
visitas

Visita temática de tecnologia: Combustível para a Arte

Accordion block item

Jorge André Catarino (1985) Vive e trabalha em Lisboa. É licenciado e mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Colabora com diversas instituições e espaços culturais no âmbito da mediação cultural, incluindo MAAT, Museu Colecção Berardo, Museu do Oriente, Casa das Histórias Paula Rego, Centro de Arte Manuel de Brito e Museu da Carris. Desde 2018 que comissaria exposições de arte contemporânea, das quais se destaca a co-curadoria de Linha, Forma e Cor – Obras da Coleção Berardo, Museu Berardo (2018). Foi ainda Director de Produção da Baginski, Galeria/ Projectos. Além da mediação cultural e projectos de curadoria, publica ainda artigos de investigação artística, colaborando frequentemente com artistas na elaboração de folhas de sala e textos de exposição. Mais recentemente, tem desenvolvido trabalho de Content Writer para Youtube e Instagram.

 

 

 

Patrícia Trindade (1980) é curadora independente, formadora, mediadora cultural e produtora de conteúdos. É Mestre em Estudos Curatoriais pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian. Foi diretora artística do projeto DIG DIG: Arte Contemporânea (Lisboa). Coordenou as exposições e o departamento de públicos na Plataforma Revólver para a Arte Contemporânea. Dedica-se à mediação na área das Artes Visuais, colaborando, desde 2005, com diversas instituições museológicas, centros de arte e plataformas independentes, criando atividades e publicações para famílias. É, desde 2019, docente na Escola Profissional da Imagem (EPI).

Poderão obter mais informações e esclarecimentos através do email visitar.maat@edp.com

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.