A identidade visual vibrante e colorida que pode ver aplicada aqui, no novo website do maat, mas também nos canais do museu nas redes sociais e, futuramente, no campus da Fundação EDP, nos nossos espaços e nas nossas edições impressas, é da responsabilidade do atelier de design Barbara says..., sediado em Lisboa.
Nas palavras de António Silveira Gomes e Cláudia Castelo, fundadores do atelier:
“O novo vocabulário de design do maat parte da nova visão proposta por Beatrice Leanza, a nova diretora executiva do museu, conjugada com as ideias de Tempo, Energia e Conservação.
Partindo da planta do museu, traçámos uma série de curvas harmónicas em 3D que unem, cruzam e envolvem os vários espaços — maat, Central e Gardens — numa treliça dinâmica de informação. Chamámos a este mecanismo TECHNOTICKER, termo inspirado na expressão ‘technomarker’, do universo da ficção científica, uma superestrutura futurista construída por civilizações multiplanetárias capazes de aproveitar a energia de uma estrela, uma tecnologia de longo prazo e uma fonte de energia.
Esta metáfora visual serve de dispositivo comunicacional entre as várias plataformas do museu, sejam elas físicas ou digitais.”
No Instagram e no Facebook, e também no novíssimo canal do museu no YouTube, já é possível ver um vídeo e outros exemplos do novo conceito.