SO – IL Currents

The model for the unrealised pavilion In Bloom (2010) by SO – IL
SO – IL, In Bloom (maquete), Straat der Sculpturen, Amesterdão, 2010. Fotografia: SO – IL.
[mode]
exposições

Currents
Arquiteturas temporárias de SO – IL

Fundado em Nova Iorque, em 2008, o gabinete de arquitetura SO – IL, dirigido por Florian Idenburg e Jing Liu, não produz apenas edifícios permanentes, mas pensa também a arquitetura em relação ao tempo e à duração. Quanto tempo precisa uma coisa de existir no mundo para ser considerada arquitetura? 

Para este estúdio, as arquiteturas temporárias — instalações, pavilhões, performances — permitem que o atelier entre em diálogo com as condições contemporâneas, e os resultados das suas experiências informam o seu trabalho mais permanente. Esta exposição foi especificamente produzida para acompanhar a Beeline, uma intervenção arquitetónica fulcral e o maior trabalho efémero do estúdio SO – IL até à data (e o seu primeiro na Europa), que irá ocupar a totalidade do edifício do maat durante setemeses. Currents é uma reflexão oportuna sobre os gestos discretos, mas poderosos, que interrogam a própria natureza da arquitetura enquanto prática cultural, quer como agência quer como artefacto.

Doze dos projetos temporários formulados pelo atelier ao longo da última década encontram-se organizados em seis pares temáticos, ou “correntes”, destacando os temas explorados pelo atelier no seu trabalho. A exposição será instalada ao longo da rampa elíptica no centro do museu, onde maquetas 1:1, materiais impressos efémeros, modelos, livros, as próprias vozes e escritos dos arquitetos, textos críticos da curadora nova-iorquina Beatrice Galilee e contribuições em vídeo de antigos "clientes" permitem descobrir “as forças dinâmicas e transições suaves que vão e vêm na vida de um dos mais interessantes ateliers internacionais de arquitetura da atualidade”.

Design da exposição
SO – IL (Florian Idenburg, Martina Baratta, Summer Liu)
Design gráfico
Geoff Han
Texto
Beatrice Galilee
Vídeo
Corinne van der Borch, Tom Piper 
Fotografia
Iwan Baan, Laurian Ghinitoiu, Spirit of Place
Produção modelos 1:1
J. C. Sampaio, Oficina do Convento, Casa das Espumas
Produção papel de parede
Go Factory
Transporte obras
Feirexpo
Seguradora
Hiscox
Tradução e revisão
Kennis Translations
Tradução e legendagem vídeo
Rita Matos
Litografia
Sebastiaan Hanekroot

Entrevistas em vídeo com:
Anne Surak (Diretora Artística, Exhibit Columbus), Barry Bergdoll (Professor de História da Arte e Arqueologia da cátedra Meyer Schapiro e Diretor de Estudos de Licenciatura na Columbia University, e curador principal Philip Johnson de Arquitetura e Design, MoMA, 2007–2013), Eva Franch i Gilabert (Diretora, Architectural Association, e Diretora da Storefront for Art & Architecture, 2010–2018), David van der Leer (Diretor, DVDL Design Decisions e Diretor do Programa de Estudos Urbanos e Arquitetura, Guggenheim Museum, 2008–2013), Mark Lee (Professor Catedrático do Departamento de Arquitetura, Harvard Graduate School of Design e curador da Bienal de Arquitetura de Chicago, 2017) e Matthew Slotover (cofundador das Frieze Art Fairs).

Parceria: