Skip to main content
Lawrence Weiner — Placed on Either Side of the Light, 1999
Lawrence Weiner, Placed on Either Side of the Light, 1999
Lawrence Weiner, Placed on Either Side of the Light, 1999

Após mais de 15 anos itinerantes, desde que foi criada, em 1999, pelo artista norte-americano Lawrence Weiner, a obra Placed on Either Side of the Light foi permanentemente instalada no passeio ribeirinho em frente ao maat. A peça conheceu diferentes versões expostas em galerias de vários países, incluindo a Alemanha, a Suíça e a Sérvia, tendo tomado diferentes formas adaptadas ao lugar expositivo.
 
Quando foi adquirida pela Fundação EDP, tornou-se evidente para Weiner a forma que a obra deveria assumir. “Lisboa é conhecida pelas suas calçadas em pedra portuguesa. Vimos um lugar ótimo na calçada, e logo percebemos que tinha de ser ali”, conta o artista. As letras da frase que dá título à obra, em inglês e português, foram feitas em ferro fundido e incorporadas por uma equipa de mestres calceteiros em forma de dois arco-íris que se cruzam no chão, entre a escadaria do edifício concebido pelo estúdio AL_A (Amanda Levete Architects) e o rio Tejo.

Lawrence Weiner (1942–2021), um dos nomes mais proeminentes do movimento da Arte Conceptual nos anos 60 do século XX, autodefinia-se como escultor e o seu trabalho incidiu sobretudo na linguagem – frases impressas em papel, ou gravadas, estampadas ou coladas em paredes, janelas, prédios e, também, no chão.

“Uma faceta genial de se ser um escultor que trabalha com a linguagem é que não é preciso explicar nada”, diz Weiner. “A obra literalmente fala por si.”

MAAT Garden
Indicates required field

wrapper

Escolha o seu idioma
Escolha as newsletters que pretende receber
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.