Skip to main content
ODETE. ON REVELATIONS AND MUDDY BECOMINGS
Image
odete
Image
odete
Terminou
09/07/2021 - 10/07/2021
Text

Odete
On Revelations and Muddy Becomings

A artista Odete é a vencedora da primeira edição do RExFORM – Projeto Internacional de Performance, que nasce da colaboração entre o maat e a BoCA e tem como intuito promover a criação artística contemporânea.

A artista propõe uma abordagem crítica ao silêncio histórico em torno das questões do corpo, da identidade de género e do mundo queer. Trata-se do «culminar de um trabalho sobre as sombras e a política» que a artista tem vindo a desenvolver desde que começou a sua carreira. O projeto será apresentado no maat nos dias 9 e 10 de julho e na edição de 2021 da BoCA Bienal.

«Quero apresentar um projeto que conspire contra a escrita da história no sentido de nela inscrever certos corpos e práticas. E essa inscrição é feita através de uma escrita mentirosa sobre o passado, revelando assim as técnicas de produção da verdade dessa mesma história que nos apagou. Trata-se, no fundo, de um projeto paranoico arqueológico.»

A peça On Revelations and Muddy Becomings é composta por três partes – um livro mágico, um videojogo e uma performance – e pretende ficcionar uma sociedade secreta que se apresenta ligada a nomes como Joana d’Arc, Eliogabalus ou Chevalier D’Eon, da qual a artista se diz descendente, contando também com a participação dos artistas Tita Maravilha e Herlander.

Passado num arquivo futuro do planeta Terra, esta peça cria e habita um território ficcional onde a arqueologia implica, onde o corpo ancestral é trazido para o presente somaticamente, onde os poemas são rituais e onde os fantasmas têm lugar para rir. Entre óleos e dildos mágicos, deusas hermafroditas e viagens interplanetárias, os performers cuidam uns dos outros revelando talvez uma comunidade para além das verdades da história.

A escolha foi feita por um júri composto por Beatrice Leanza, diretora do maat, Catherine Wood, curadora sénior de performance da Tate Modern, Chloé Siganos, diretora de artes performativas do Centre Pompidou, e John Romão, diretor artístico da BoCA.

 

Criação: Odete
Textos e Livro: Odete
Performers e cocriação coreográfica: Odete, Herlander, Tita Maravilha
Música: Odete e Herlander
Grafítis: DRVG
ジラ
Figurinos: Kahumbi
Cenografia: Odete
Desenho de luz e efeitos especiais: Odete
Videojogo em colaboração com Mario Mu
Ilustrações complementares de Aicy Ray

Indicates required field

wrapper

Escolha o seu idioma
Escolha as newsletters que pretende receber
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.