Skip to main content
CONTRA-ARQUITETURA #3 EXIBIÇÃO/OCULTAÇÃO
Image
Contra-Arquitetura efabula
Image
Contra-Arquitetura efabula
Finished
02/10/2020 - 02/10/2020
Text

CONTRA-ARQUITETURA #3
RE-CONSTRUIR A REALIDADE

Contra-arquitectura é um projeto de pesquisa colaborativo que se desenvolverá no MAAT entre Setembro de 2020 e Janeiro de 2021 — quatro ações performativas, conferências e conversas de que resultará um livro verde, no ano em que Lisboa é a Capital Verde Europeia, para se ponderar o futuro daquilo a que chamamos “urbanidade”.

Exibição/Ocultação

Vivemos, positivamente, num mundo de representações. A imprensa e os “media”, em geral, são o seu veículo privilegiado, ainda que, o que é tecnologicamente ou artisticamente produzido – dos bens de consumo à Arquitectura –, também lhes sirvam de veículo. Através dessas representações desenha-se o quadro geral de um mundo que permite ao habitante de um determinado território reconhecer-se na sua identidade social. Todavia, o desenho obtido desta forma não é, exactamente, realista. Há um reverso da realidade cuja revelação, neste contexto, adquire sempre um carácter perturbador. Esse tipo de informação, raramente desocultado pela comunicação social, alimenta o pensamento subversivo. Assim, naquela representação de si mesma fabricada quotidianamente pela sociedade, os critérios que se estabelecem para mostrar “isto” ou “aquilo”, vão depender, em grande medida, de uma lógica política que quer compatibilizar contradições, muitas vezes, difíceis de resolver.

 

Sessão #3/4 – Exibição / Ocultação
maat: palco 1 

→ 16.00 
Ação performativa com Teatro Praga Contra-arquitectura: Exibição/Ocultação (c/ legendas em inglês)
Videoconferência com Tatjana Schneider: Non-Hegemonic Forms of Spatial Practice (em inglês)

Intervalo

→ 18.00 
Conversa com Diogo Teixeira, Filipa Roseta, João Gomes da Silva, Rita Vieira Cruz e Patrícia Canelas [moderadora] (em português com tradução simultânea em inglês para canal live-streaming)

 

Organização: efabula (Lucinda Correia, Rosa Matias Baptista, Andreia Páscoa, Sara Reis, Marta Rema, Susana Sequeira)