Skip to main content
BoCA - WORKSHOP COM DORA GARCÍA
Image
BoCA workshop
Image
BoCA workshop
Terminou
04/09/2020 - 06/09/2020
Text

BoCA Summer School 2020
Workshop com Dora García

"A Invenção de Morel"
A prática da artista espanhola Dora García baseia-se na interatividade e na performance, utilizando o espaço expositivo como uma plataforma para investigar a relação entre arte, público e lugar, onde explora a relação realidade versus ficção.
O workshop inspira-se no texto “A Invenção de Morel” do escritor argentino Adolfo Bioy Casares, que combina e questiona o medo da morte e o desejo de vida eterna e de amor, sendo propostas novas maneiras de abordá-los.
Como reagir a um sistema de realidade do qual não fazemos parte? O sentimento de estranhamento está a aumentar, a distância está a aumentar, e é cada vez mais difícil encontrar pontos de ancoragem em um sistema que repete os mesmos erros repetidamente, ignorando a nossa necessidade de negociar uma realidade comum que funcione para todos.


Biografia 
Dora García nasce em Valladolid, em 1965. Em 1988 licencia-se em Belas Artes na Universidade de Salamanca. Nesse mesmo ano participa na Muestra de Arte Joven, no Círculo de Bellas Artes de Madrid. Em 1989 ganha um bolsa Nuffic que lhe permite estudar entre 1989 e 1991 na Rijksakademie van Beeldende Kunsten de Amsterdão.
A prática da artista espanhola baseia-se na interatividade e na performance, utilizando o espaço expositivo como uma plataforma para investigar a relação entre arte, público e lugar, onde explora a relação realidade versus ficção.
Os seus trabalhos de marcado carácter conceptual emprega distintos médium como performance, fotografia, instalação, desenho, vídeo, som criando situações ou contextos que alteram a relação tradicional entre artista, obra e espectador. Expôs as sus obras de forma individual em algumas das principais instituições internacionais de arte contemporânea. Também participou em distintos eventos internacionais: Manifesta 2 (1998), 8ª Bienal de Istambul (2003), 16ª Bienal de Sydney (2008), 10ª Bienal de Lyon (2009), Gwangju Biennial (2010), 29ª Bienal de São Paulo (2010), 54ª Bienal de Veneza (representante de Espanha), (d)OCUMENTA 13 de Kassel (2012) e a 56ª edição de la Bienal de Veneza (2015). O Museu Reina Sofia, em Madrid, dedicou-lhe uma retrospetiva em 2018, onde a artista produziu novas performances.

www.doragarcia.net

 

Indicates required field

wrapper

Escolha o seu idioma
Escolha as newsletters que pretende receber
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.